terça-feira, 27 de março de 2018

DC Unlimited New 52 Hawkman




Hawkman, conhecido no Brasil como FGavião Negro e  também Falcão da Noite possui uma das origens mais confusas dos quadrinhos DC . O personagem já foi um príncipe egípcio e também policial de Thanagar. Nessa resenha vamos destrinchar sobre o passado do Herói e a figura DC Uimited da Mattel

FLASH COMICS #1
primeira aparição de Hawkman

 Criado em janeiro de 1940 por Gardner Fox e DennisNeville estreando na revista Flash Comics n° 1.
FLASH COMICS #2
primeira capa onde ele é destaque 


Neville se inspirou no estilo do artista Alex Raymond e nos hawkmen,  personagens alados de Flash Gordon e o mesmo chegou a copiar  cenas inteiras da ópera espacial .
Dale Arden namorada de Flash Gordon  e o rei dos homens alados 




O LOBINHO #1
Primeira publicação brasileira com Hawkman

No Brasil Hawkman foi publicado a primeira vez em abril de 1940 na edição O Lobinho, 2ª Série n° 1  Participou de grupos do primeiro panteão da editora das lendas tais como Liga da Justiça e Sociedade da Justiça.  Quando a DC Comics criou a realidade alternativa da Terra 2 existiam duas versões do Herói, uma simbolizava os tempos modernos da Era de Prata e a outra terra ficava com os heróis Lendários da Era de Ouro. Hawkman tem sido um personagem presente durante as várias fases  e reebots da DC Comics.

A versão do herói da Terra 2


Who's Who

Conheci o personagem pelas  publicações da Ebal


Dividindo a cena com sua eterna companheira Mulher Gavião

A Sociedade da Justiça:  grupo de Heróis da Era de Ouro

Uma das variações do uniforme de Hawkman, dessa vez sem o capacete apenas com um capuz


O Hawkman Dan Era de Prata foi um policial do planeta Thanagar que estreou na revista the Brave and the bold número 34 em março de 1961 com desenhos de Joe Kubert t e texto do seu criador Gardner Fox.

THE BRAVE AND THE B9LD #34 
(Março de 1961)
Primeira aparição do Hawkman  da Era de PrataBRAVE AND THE B9LD #34 
(Março de 1961)
Primeira aparição do Hawkman  da Era de Prata


Casal Gavião em parceria com Adam Strange


O Hawkman da Era de Prata ficou famoso  devido a arte de Arte dinâmica do tslentoso Joe Kubert .


A arte de Kubert transbordava técnica dos quadrinhos

Dividindo a cena com o astro da revistao Átomo 

Hawkman foi um dos personagens DC que estrelou uma série própria produzida pela filmation em 1967.

FILMATION: As cenas se repetiam à exaustão porém era muito legal poder ver um herói dos quadrinhos com seu próprio desenho animado

O clássico desenho dos Super Amigos (Super Friends) produzido pela hanna-barbera contou com a participação de Hawkman  a partir da segunda temporada em 1977 .

Super Friends

A figura que vamos analisar retrata a fraseNovos 52  publicada depois dePonto de Ignição   (Flashpoint) no título de Savage Hawkman que durou 21 edições tendo a sua frente nomes Como Rob Liefeld  e arte do brasileiro Joe Bennett .

SAVAGE HAWKMAN  Vol 1 #0
Arte de capa :Joe Bennett, Art Thibert e Guy Major





SAVAGE HAWKMAN Vol 1 #9Arte de capa :Rob Liefeld e Matt Yackey
A coleção DC Unlimited tem um padrão de embalagem que é uma cartela Box com art da série novos 52 do lado esquerdo destacando a figura e seus acessórios na janela Central.


"Quando o arqueólogo Carter Hall descobriu uma antiga adaga feita do misterioso Metal Enésimo, a substância bizarra foi infundida em seu corpo, concedendo-lhe os dons de força super-humana, vôo e armadura viva. Depois de criar um conjunto de asas artificiais para estabilizar seu vôo, Hall tomou os céus com uma coleção de armamentos medievais para proteger as ruas da cidade de Nova York, lutando contra nomes como Morfícius e Cavalheiro Fantasma . Tenha certeza  de que a agitada metrópole está segura sob o olhar atento de Hawkman."






ESCULTURA  4 de 5

A coleção DC Unlimited lançou muitos personagens dá série Novos 52 e desde  que eu vi as fotos dessa versão deHawkman  constatei ser uma das melhores figuras e que precisava ter na minha coleção. A Mattel acertou na escultura . 




Gosto da expressão facial  e dos detalhes do capacete. As partes com armadura  tem um detalhismo interessante.




As asas são bem detalhadas e já vimos o mesmo molde nas figuras anteriores da coleção DC Universe. 




ARTICULAÇÃO 4 de 5


É uma uma figura bem articulada padrão DC da Mattel. Os pontos de articulação estão distribuídos da seguinte forma: cabeça,  ombros,  bíceps,  cotovelos (simples ),  pulsos,  abdômen , cintura,  pernas  ( na altura dos quadris,  coxas,  joelhos (simples ), tornozelos e asas. 



A maioria dos pontos de articulação Tem movimento amplo com exceção dor pescoço que movimenta apenas para os lados. Isso limita a capacidade de poses esperada para um personagem alado como o Hawkman. Já as suas asas possuem um movimento muito bom. O mecanismo que a Mattel  criou para as asas é muito bem planejado.

Detalhe da amplitude dos movimentos das articulações das asas 



PINTURA  4 de 5




Não existem muitas áreas pintadas já que dependendo da parte do corpo analisada as cores São originais do próprio plástico. Não é fácil aplicação de tinta é satisfatória. O escudo do peito é muito bem feito. As cores foram bem planejadas e se aproximam do estilo utilizado nos quadrinhos.




AVALIAÇÃO GERAL 


Hawkman dos Novos 52 é uma grande figura, bem planejada e mesmo que você não seja um fã do personagem seria um acréscimo bem interessante a sua coleção. Se a Matttel mantivesse o  nível docontrole de qualidade dessa figura nós colecionadores ficaríamos muito felizes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário