segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Marvel Legends Nemesis Series Black Bolt (Raio Negro)


Blackagar Boltagon vulgo Black Bolt, o Raio Negro da Marvel é o regente de Attilan, lar dos Inumanos. Apareceu pela primeira vez na revista Fantastic four 45 (dezembro de 1965) e foi criado por Stan Lee e Jack Kirby. É  um dos personagens mais interessantes do universo da Casa das ideias e o mesmo passou por várias reviravoltas em mais de 50 anos de existência. Atuou em aventuras ao lado do Quarteto Fantástico,  dos Vingadores  ou ao lado de seu povo.
A minisérie Inumanos  de Paul Jenkins e Jae Lee  é uma obra que deve ser lida por quem quiser estar a par da raça  criada pelos Krees.


Kirby imprimiu muito de seus conceitos de disputas políticas e diversidade na construção de um povo rico nas suas diferenças : estão ali o preconceito racial,  o autoritarismo e a pureza dos princípios. 

Jack Kirby soube casar intrigas e heroísmo 

Dentro os vários poderes e habilidades de Raio Negro  destacam-se a capacidade de emitir um grito  que tem a potência de uma detonação nuclear. Ele também tem a capacidade de voar, manipular matéria e energia, telepatia que  lhe dá capacidade de resistir ataques mentais, também possui agilidade, velocidade, resistência e força sobre-humanas além de poder canalizar a energia em um soco aumentando seu potencial destrutivo.


A figura vem acompanhada da perna esquerda do personagem Nemesis. Essa série foi lançada com exclusividade nas lojas Walmart em julho de 2009.


ESCULTURA  3de 5


O design das figuras dessa série possui uma preocupação em ocultar os pontos de articulação. Visualmente falando a estética foi favorecida porém o mecanismo das articulações parece um pouco estranho. Proporcionando alguns movimentos bizarros.


As asas abaixo dos braços nessa figura foi feita em tecido que é costurado na altura do cotovelo, nas costelas  e no limite das articulações das pernas da figura.

Acho a cabeça  pequena para o corpo. Ficou desproporcional.  E o corpo um tanto magro para ser a expressão em terceira dimensão do personagem.


ARTICULAÇÃO  3 de 5


   Conforme mencionado acima  na avaliação da escultura os pontos de articulação foram projetados ficarem ocultos favorecendo um conjunto visual mais interessante, porém alguns pontos têm movimentos bizarros: pernas, cotovelos e joelhos  acabam flexionado em 360 graus para suprir ausência de articulações dos bíceps e das coxas. Seria muito melhor ter acrescentado esses dois pontos.
As articulações estão distribuídas da seguinte forma : pescoço,  ombros,  cotovelos,  pulsos,  abdômen,  pernas (na altura da virilha ),  joelhos  e tornozelos. 



As articulações dos tornozelos possuem movimento das pernas para cima e para baixo e não são (pivot) limitando a capacidade de poses. Articulação do pescoço também só permite a movimentação para cima e para baixo e em 360° mas não permite  na diagonal. Mas as articulações das pernas tiveram o pior resultado: ficou bem limitado no movimentos.


PINTURA  4 de 5


A figura é basicamente produzida em plástico preto o que restringe a pintura  ser localizada apenas em sua face, no garfo na sua testa, no símbolo do peito, nas luvas e na altura da articulação das pernas. Essas áreas possuem boa aplicação de tinta.


O tom de pele da face é estranho. Dessa vez a Hasbro errou na escolha .



AVALIAÇÃO GERAL  3 de 5


Essa figura pertence a uma fase onde a Hasbro pretendeu resolver o problema estético causado pela grande quantidade de articulações nas figuras Marvel Legends   de uma forma não muito lógica .  Isso limitou a capacidade de poses justamente em uma coleção reconhecida por esse diferencial. Pontuação  diminuída por conta disso.  Ainda assim algumas pessoas poderão encontrar nessa figura a representação condizente ao  porte do respeitado regente dos Inumanos , mas com certeza não exprime o personagem em toda sua glória.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário