domingo, 25 de janeiro de 2015

DC Collectibles New 52 Batgirl


Batgirl é uma personagem icônica da DC comics que refletiu os movimentos feministas dos anos 60. Não era apenas uma versão feminina de Batman, tinha apelo próprio junto ao público.




A primeira personagem a vestir o uniforme de 'Moça-Morcego'' foi Betty Kane e seu codinome escrevia-se Bat-Girl. com hífen. Foi uma manobra da DC Comics para afastar as acusa,cões de homossexualidade lançadas pelo psiquiatra  Fredric Wertham em seu livro "A Sedução dos Inocentes". Criada em abril de 1961 pelo escritor Bill Finger e o artista Sheldon Moldoff,  a personagem estréia em Batman 139 como sobrinha de Kahty Kane a Batwoman, servindo de interesse amoroso para Robin. Bat-Girl apareceu até 1964. Durante esse período a linha editorial das histórias de Batman mudou  de detetive e super-herói para comédia de situação de família. Até um cão, Ace, The Bat-Hound foi criado.


A DC Direct lançou em agosto de 2004 a "The Classic Silver Age Bat-Girl & Batwoman Deluxe Action Figure Set"

Betty, posteriormente identificada como Bette Kane ressurge como Flamebird em "Secret Origins Annual 3"(1989) por Marv Wolfman e George Pérez.


Mas Batgirl (sem hífen)  estreou em janeiro de 1967  na revista Detective Comics 359 com texto de Gardner Fox e arte de Carmine Infantino. Sua identidade secreta era Barbara Gordon, bibliotecária e filha do Comissário de polícia de Gotham City James Gordon. Na verdade a personagem foi concebida para o seriado de televisão com Adam West e Burt Ward e se tornou popular devido à interpretação da musa Yvonne Craig em 1966 para a terceira temporada.



 Batgirl possuía assinatura própria, para resolver seus casos, não significava apenas uma aluna ou parceira de Batman.  Inicialmente tímida e hesitante, passou a ser destemida, confiante e tão corajosa que viveu aventuras com vários personagens da DC.






Posteriormente aos eventos de A Piada Mortal onde Barbara fica paraplégica e se torna "Oráculo"portaram o manto de Batgirl Cassandra Cain, Helena Martinelli e Stephanie Brown.

Barbara Gordon é a identidade na versão atual, "Novos 52",  e que por ter aparecido em desenho animado, seriado, jogos e, claro, quadrinhos, é a mais conhecida de todas as versões existentes.



Na minha opinião Barbara ou Babs é a Batgirl de verdade!  Que Oráculo, nada! A Piada Mortal foi brilhante, mas não acho nada errado que ela volte a andar e saltar os prédios ou sair em uma lancha com aCanário Negro. Estamos falando de quadrinhos.

A DC Collectibles teve um bom resultado e eu indico a figura mesmo para quem não é fã do design "Novos 52".





ESCULTURA


Mais um ótimo trabalho de Karen Palinko.  O corpo juvenil espelha a idade da personagem. Gosto bastante dos detalhes do uniforme / armadura. Os ombros,braços e antebraços com suas partes de armadura. Os detalhes das linhas do uniforme desenhadas na coxa.






O design da escultura prioriza ocultar os pontos de articulação o que proporciona  maior beleza à figura.
A ressalva fica para a mão direita que não segura bem o lançador de arpão.





PINTURA


Infelizmente a aplicação de tinta é irregular. Existem áreas  com excesso de amarelo e outras com ausência de tinta. O símbolo em forma de morcego  possui pouca tinta, assim como  o cinto. Já a capa, as luvas e as botas  estão bem pintadas.








ARTICULAÇÃO


É muito legal que a DC Collectibles esteja preocupada em adicionar pontos de articulação conforme o impacto visual nas figuras.  Na Batgirl os pontos de articulação estão distribuídos da seguinte forma:


  • Pescoço
  • Ombros
  • Bíceps
  • Cotovelos
  • Punhos (na altura das luvas)
  • Pernas (altura dos quadris)
  • Joelhos
  • Canelas (na altura das botas)
  • Tornozelos


As articulações são firmes e foram desenhadas  com "dentes" nos cotovelos, joelhos e tornozelos, o que auxilia que não afrouxem com o tempo.








Agradecimentos ao Alexandre Berni Nunes do Galeria dos Brinquedos pela correção ortográfica do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário