sábado, 30 de agosto de 2014

DC Collectibles Super-Villains New 52 Crime Syndicate Superwoman



A DC Collectibles surpreendeu as minhas expectativas quando analisei a figura da Superwoman na versão "Novos 52". Houve uma evolução considerável nos quesitos design, escultura, controle de qualidade, material e quantidade de pontos de articulação. 



Crise nas Infinitas Terras

A Superwoman Novos 52 é uma das várias encarnações dessa personagem cuja versão pré-Crise nas Infinitas Terras foi criada por Gardner Fox e Mike Secowsky e que estreou em Justice League of America em 24 de agosto de 1964. A personagem sofreu modificações no decorrer do tempo, chegando a ser considerada uma nova personagem diversa da anterior quando Grant Morrison  escreveu a graphic novel JLA: Earth-2. A principal característica de todas as versões mencionadas é que Superwoman é uma contraparte maligna da Mulher Maravilha e usa um laço mágico. 




A versão Novos 52 apresenta na Terra-3 a identidade secreta de Lois Lane e possui visão de calor assim como seu companheiro de equipe Ultraman.

Particularmente acho interessante existir uma versão maligna da Mulher Maravilha que fosse a perfeita oponente para Diana. Antes de 1964, Lois Lane tinha aparecido em histórias com Superman portando o nome Superwoman, mas restringia-se ao universo do Homem de Aço. Todas essas versões  fazem parte de uma estratégia da DC Comics de registrar desde a Era de Ouro o nome Superwoman e manter uma personagem ativa, evitando a utilização por outra editora.

Infelizmente a figura não vem com o laço.


EMBALAGEM
A embalagem minimalista e moderna da DC Collectibles é bonita e deve agradar aos colecionadores de figuras em cartelas lacradas. A caixa abaixo possui um rasgo e amassado na parte superior. Como retiro todos da embalagem, para mim isso não fez a menor diferença.







ARTICULAÇÃO
A DC Collectibles está investindo bem nesse quesito. O conjunto de articulações apresentava inconsistência ou quantidade insuficiente para uma boa capacidade de poses. Para nós, fãs de figuras de ação, era bem complicado encontrar posturas naturais para várias figuras da DC Direct. O trabalho precisava ter o cuidado de não interferir na estética do boneco.

Vejam a postagem "ANATOMIA DE UMA FIGURA DE AÇÃO" no site da DC Collectibles que esmiuça a questão, tendo como modelo na foto abaixo o Batman de Greg Capullo, DC Comics Designer Series.






Eu considero a gama de articulações dessa amazona perfeita. Ela possui 24 pontos como demonstrado na foto da DC Collectibles, logo abaixo. A amplitude de movimentos das articulações é muito boa, com exceção dos ombros e do pescoço (por causa do cabelo). 





ESCULTURA
Trabalho primoroso da Gentle Giant Studios. É uma figura esguia, bonita, mas sem ser vulgar.  O rosto particularmente é fascinante. Moldado e esculpido com muito esmero. Seu uniforme é mais elaborado que o da versão pré-crise (moderno, com mais detalhes) e os detalhes estão todos lá. Sinceramente, eu acho um resultado perfeito.

A figura tem 17 cm de altura.





Nas fotos abaixo percebemos o detalhe primoroso do design da escultura, dos glúteos, na pate de trás da articulação das pernas, nas botas. Fica evidente a intenção de ocultar ou minimizar o efeito (no visual geral da figura) da existência das articulações.




PINTURA
A aplicação de tinta é muito boa. Sem áreas falhas, sem borrões. A face demonstra um detalhismo impressionante. As maçãs do rosto maquiadas, os olhos, tudo muito bem demarcado.







2 comentários:

  1. Os braços dela só vão para frente, ou levantam para os lados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Heitor, Obrigado por comentar. Sim, os braços levantam para os lados conforme demonstrado nas fotos. É uma figura das mais articulados dentre as da DC collectibles

      Excluir