domingo, 16 de janeiro de 2011

DC Direct Justice League Of America Superman ( Super-Homem )


Brad Meltzer e Ed Benes reformularam a Liga da Justiça da América nos Estates elevando o título ao topo em matéria de vendagem na lista dos quadrinhos americanos. Ed Benes é o apelido artístico de José Edilbenes Bezerra brasileiro nascido na cidade de Limoeiro do Norte no estado do Ceará e que desde 1993 tem atuado no mercado de HQs americano. A arte de Benes que evoluiu com o tempo em séries como Supergirl, Superman, Aves de Rapina e outros títulos alcançava uma maturidade na revista da Liga da Justiça levando o mesmo a ser considerado um Jim Lee brasileiro. Como acho estas comparações um tanto toscas deixo para vocês a análise do trabalho do moço. 


Com base nos traços de Benes sob o nome de Justice Leage Of America a DC Direct lançou uma coleção que em sua segunda série nos traz o maior de todos os heróis, o ícone Superman.


"Superman sempre foi o farol no qual os outros se inspiram. Mas nos últimos anos, ele foi humilhado - forçado a reexaminar a sua posição durante e após a Crise. Hoje, esse tempo passou. Clark Kent agora está mais certo do que nunca de sua missão. Mais importante, por isso é o Superman. E, como Superman abraça o seu lugar legítimo, cria a 'Liga'."


A embalagem é uma pequena cartela à moda antiga na velha fórmula papelão e plástico eficiente, suficientemente resistente e com boa disposição de visibilidade. Quem coleciona figura encarteladas terá um bonito blister na prateleira onde o Super com suas cores vibrantes será uma adição valorosa ao visual de qualquer prateleira!


Como acessório ao boneco, o mesmo é acompanhado de uma base com o logo da equipe em preto com as letras em dourado.


Felizmente a DC Direct não nos tortura com vários arames que costumam nos aborrecer na retirada do boneco de sua cartela. O mesmo apenas é encaixado no plástico e é fácil retirá-lo.

IMAGEM PROMOCIONAL
DA DC DIRECT


ESCULTURA - Nota 4 de 4

Alguns colecionadores não gostaram desta versão do Super por acharem-no jovem demais para o personagem chegando a apelidá-lo pejorativamente de "Superboy". Eu não sou radical a este ponto e é perceptível realmente um design mais jovial, mais esguio, sem no entanto descaracterizá-lo.


Como eu sou fã do Super e curto as diferenças estilísticas  existentes entre o trabalho de vários artistas eu considero saudável o mesmo personagem aparecer de formas diferentes e até paradoxais. O Superman é um ícone dos quadrinhos. É A Lenda!! Estória é o que não lhe falta. O mesmo já foi desenhado por artistas dos mais variados estilos, tais como: Curt Swan, Jack Kirby, John Buscema, Wayne Boring, Jim Lee e muitos, muitos outros. Por que não podemos aceitar o estilo impresso nessa série ao nosso conhecido Kryptoniano? Eu acho que o resultado apresentado nesta figura da DC Direct ficou ótimo. O trabalho do escultor Ray Villafane foi muito feliz ao nos dar um look moderno ao herói clássico .


Eu gosto muito do trabalho apresentado na cabeça da figura: o cabelo tem design moderno, arrojado para alguém cujo famoso cacho é um item clássico na iconologia do herói. O rosto, sua expressão, o formato da boca e o seu queixo nos remetem aos desenhos de Benes. Achei o resultado visual muito fiel ao trabalho do desenhista no qual a figura se baseou.



A capa possui um corte longo, acho isso muito condizente com a versão moderna de seu uniforme. O cinto, o calção e a fivela apresentam design moderno.


Por conta disso seu corpo é esguio e a pose imponente. Afinal, ele é o phodão do universo DC! Contra ele não tem Lobo, Mongul, Doomsday ou Darkseid... ele é O CARA!



ARTICULAÇÃO - Nota 3 de 4

Aqui dificilmente um boneco da DC Direct irá levar nota máxima porque o foco da empresa é na escultura, pintura e acabamento. E mesmo esta figura apresentando a mesma quantidade de pontos que a média  dos bonecos da DC Direct apresenta, eu a classifico com nota 3 por causa da ótima amplitude de movimentos dos braços nas articulações dos ombros. É normal num boneco da DC Direct apresentar limitações nos ombros, mas o movimento é muito amplo conforme você pode verificar na foto. 


A cabeça também possui ótimo movimento podendo movê-la para os lados e para cima e para baixo. E pasmem: sem inteferir na escultura. Bom planejamento!


Pontos de articulação distribuídos da seguinte forma:
  • Pescoço
  • Ombros
  • Cotovelos
  • Pulsos 
  • Pernas (na altura dos quadris)
  • Joelhos


PINTURA - Nota 3 de 4

As cores são num tom muito bonito, vibrantes. O Super se destaca neste quesito. O escudo no peito não é esculpido mas é bem pintado, sem falhas e a tinta da cor amarela e vermelha possuem tom brilhante. O escudo na parte de trás da capa também é bem pintado, sem falhas. As botas assim como o vermelho no escudo do peito possuem tom brilhante e o resultado é muito interessante, vistoso.


O trabalho nos olhos , nas sobrancelhas e no cabelo são impecáveis. Como de costume, a  pintura da íris dos olhos destaca o reflexo da luz. Isso considero uma marca registrada da DC Direct em seus bonecos nessa área. Detalhismo para atrair fãs.

Citando os fatores negativos na pintura eu cito os borrões no vermelho do calção que demonstram falha na transição entre o azul do uniforme e o amarelo do cinto.


O tom de pele empregado é muito bom, bem realista.  Mesmo com as falhas, o resultado final da DC Direct neste quesito brilha.


AVALIAÇÃO FINAL- Nota 3 de 4

Essa versão do Superman possui visual moderno resultando numa figura bonita e imponente na coleção de qualquer colecionador DC ou do Kryptoniano. Como fã sou bem eclético e procuro não basear-me em preconceitos para erguer barreiras, estabelecendo como inaceitável modernizar conceitos e visuais em personagens clássicos porque acho que isso faz parte da vida (evolução) e mesmo encontrando prazer nostálgico ao ler clássicos das HQs da Era de Prata e de Ouro, que possuem todo seu simbolismo e iconologia vinculados àquelas épocas, também dou a devida importância em certas visões  pioneiras e modernas quando existe motivo para tal. Por isto quis divulgar esta resenha para mostrar os prós e os contras desta figura DC Direct e sinalizar para você colecionador se o mesmo deve ou não fazer parte de sua coleção dentro dos seus próprios conceitos e sua própria análise.



PAPÉIS DE PAREDE

Basta clicar em cima, aguardar abrir e após a figura ampliar, com o botão direito, selecionar como papel de parede do seu PC.

800 x 600

800 x 600

1024 x 768

Nenhum comentário:

Postar um comentário