domingo, 28 de novembro de 2010

DC Direct Martian Manhunter - Justice League International Series 2

Em julho de 2003, quando tive a idéia de criar um fotolog, talvez o primeiro a nível nacional que fosse direcionado a figuras de ação para divulgar minha paixão pela enxurrada de action figures que eram lançadas no mercado e precisava de um nome que fosse compatível com o assunto. Queria informar a outros fãs de quadrinhos e cinema o quanto era prazeiroso colecionar bonecos. Tinha vários nomes em mente. Sou fãzaço do Superman, mas este nome não estava disponível para o endereço do fotolog e como uma luva veio a segunda opção: AJAX. 


O marciano é carismático, personalidade marcante... tem comportamento ocilando entre o soturno e o cômico. É ponderado, usualmente calmo, completamente íntegro e centrado. Por estas qualidades representava tudo o que admiro e é um de meus personagens prediletos nas hqs.

Detective Comics #225

Ajax o Marciano era a tradução feita pela saudosa EBAL para Martian Manhunter. Atualmente o verdão também é conhecido pela alcunha de Caçador de Marte. Sua primeira aparição ocorreu em novembro de 1955 na história "The Strange Experiment Of Dr. Erdel" publicada em Detective Comics #225 com texto de Jack Miller e desenhos de Joe Certa. Por ser um período não bem documentado, sua criação é atribuída a Joseph Samachson cientista e autor de quadrinhos e ficção científica dos anos 50. Jack Miller hoje é cogitado ser apenas um pseudônimo de Samachson.


O Marciano é um dos fodões do Universo DC. Possui poderes dos mais diversos, tais como: telecinésia que permite vôo e a visão marciana, super velocidade, super força, invulnerabilidade, intangibilidade, invisibilidade, transmorfismo, capacidade de regeneração, telepatia, etc. Rivaliza em níveis de poder com Superman e Daxamitas e Kryptonianos em geral. Sua fraqueza é o fogo, assim como a Kryptonita é o calcanhar de Aquiles para o Superman.

Curti muito a versão dos anos 80 feita por Keith Giffen, J.M. DeMatteis and Kevin Maguire para sua Liga da Justiça Internacional. Li, ri, ri mais um pouco... enfim eram histórias com uma linguagem iconoclasta porém saudável onde podíamos ver os sisudos da Liga da Justiça serem infernizados por gente como Guy Gardner, Besouro Azul e Gladiador Dourado. Mais incrível era ver um Ajax de comportamento hilário e gostando de ser cômico. Por isso curti quando a DC Direct decidiu lançar na série 2 o verdoso, sendo o mesmo esculpido pelo talentoso Tim Bruckner.


A embalagem é um pequeno e prático blister com a imagem dos heróis ao fundo. Particularmente gosto do contraste que o verdoso faz com o branco cor predominante do painel da cartela. Para quem guarda figuras lacradas acho o resultado visual bonito e chamativo.


O papelão da cartela abre-se e revela imagens promocionais das coleções "Justice Society Of America" e "History Of The DC Universe".


Comparando-se a versão final com a imagem promocional do boneco vemos que existe a ausência da corda entre as esferas amarelas que unem sua capa. O boneco vem junto com sua base transparente, sem outros acessórios.



ESCULTURA - Nota 4 de 4


Dou nota máxima pois considero perfeita a escultura. É a representação tridimensional dos desenhos de Kevin Maguire. A expressão facial está deliciosamente sarcástica, a proporção corporal e os músculos exagerados apresentam o estilo do desenhista. Tim Bruckner não decepciona. Detalhe para o biscoito Oreo na mão do marciano... clássico!


Por conta da escultura a amplitude de movimentos dos braços ficou restrita. O máximo que é possível levantá-los chega a 45º.



ARTICULAÇÃO - Nota 2 de 4

Padrão mínimo estilo DC Direct a figura apresenta articulações distribuídas da seguinte forma:


  • Pescoço
  • Ombros
  • Cotovelos
  • Pernas (na altura dos quadris)
  • Joelhos
  • Canelas (na altura das botas)
Por conta do peso da capa, as capacidades de poses fica bastante limitada.

 


PINTURA - Nota 2,5 de 4

O tom de verde é bonito, mas apresenta falhas na transição do vermelho das faixas peitorais e no amarelo das esferas que ligam sua capa existem borrões na minha figura (veja as fotos). O azul da capa é consistente e apresenta tom compatível com as botas e seu short. O biscoito nas mãos possui detalhes perfeitos, por isso não entendi a falha nas faixas vermelhas e nas esferas. Os lábios possuem sombreamento.



AVALIAÇÃO FINAL - Nota 2,5 de 4

Se você é fã do verdoso essa é uma figura que vai abrilhantar sua coleção, apresenta todas as características na brilhante escultura que nos remete à série em que é focada. Agora se dá valor a um produto impecável em matéria de pintura precisa procurar o boneco que tiver menos falhas nos quesitos que citei. Quem prefere articulações deixo claro que este não é o ponto forte dessa figura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário