domingo, 18 de abril de 2010

Minhas HQs Inesquecíveis - Superpowers nº 3 - Editora Abril

Dentre as HQs que marcaram minha vida de nerd está a edição 3 da revista Superpowers publicada pela Editora Abril em 11 de novembro de 1986. Custando míseros sete Cruzados. (Eita tempo bão!!)

Esta edição foi lida e relida por mim muitas vezes. Existiam boas razões para isso, dentre estas o fato de ser escrita por Gerry Conway e desenhada por vários artistas consagrados que eu admirava: George Pérez, Jim Aparo, Dick Giordano, Gil Kane, Carmine Infantino, Brian Bolland, Joe Kubert. Esta constelação de astros tão badalados e que eram comentados por seus méritos, não por polêmicas ou fofocas, produziram uma edição valorosa como poucas revistas de HQs!

A Liga da Justiça apresentava a formação que considero essencial e clássica: Super-Homem, Mulher Maravilha, Gavião Negro, Lanterna Verde (Hal Jordan), Flash (Barry Allen), Ajax, Nuclear, Aquaman, Batman, Elektron. Os inimigos eram alguns alienígenas cruéis sem muita identidade que pareciam retalhos de vários personagens insossos e que estavam ali apenas como pano de fundo para as batalhas (porrada!!) contra os heróis.

Este seria o mote para os embates entre a versão clássica da Liga da Justiça e sua contraparte moderna que fulgurava na época. A história principal ficou a cargo de Perez que ainda não apresentava um traço experiente, mas que na época me fazia "babar" por conta dos detalhes realistas ao retratar muitos personagens e que seria sua marca registrada, angariando muitos fãs. 

NUCLEAR x AJAX

Nunca fui muito fã da arte de Pat Broderick, mas li as aventuras do Nuclear publicadas aqui no Brasil porque gostava muito do personagem. Broderick foi responsável por esta parte da revista e não estragou muito o resultado final com sua arte que considero cansativa, cheia de expressões e poses exageradas. O cabeça de fogo era o espírito jovem da década de 80. Representava a molecada que queria ser diferente da década anterior, mas tentava agradar os velhos pais (Professor Martin Stein). O personagem toma um couro do experiente Ajax. Curto e grosso, final meio tosco! Nota 5 de 10.


AQUAMAN x TORNADO VERMELHO (com participação do VINGADOR FANTASMA)

O senhor dos mares na sua versão clássica de uniforme bem discreto na cor laranja (kkkk) enfrentaria o andróide dos ventos e levaria um pau se não fosse a intrometida ajuda do Vingador Fantasma. Arte do ótimo Jim Aparo em uma de suas melhores fases, quando ainda não estava tão caricatural!


MULHER MARAVILHA x ZATANNA

Este combate eu li e reli diversas vezes me deliciando em ver a minha amazona preferida retratada pelo mestre da Old School Dick Giordano. Este cara era o responsável por eu comprar muitas edições da DC Comics / Ebal e ficar muito frustrado na minha infância... rsrs... como é isso? Eu explico...

Quando a DC Comics era publicada aqui no Brasil pela Ebal víamos muitas edições com capa desenhada ou arte-finalizada por Giordano. Era uma arte clássica e realista muito bonita, mas quando abríamos as páginas internas a maioria dos desenhistas que produziam os desenhos internos decepcionavam por não atingirem nem de longe o padrão daquelas capas. Eu me sentia enganado por comprar algo com a embalagem tão bonita, mas um conteúdo tão pobre. rsrs...


LANTERNA VERDE x ELEKTRON

Este combate eu achei estranho porque os dois heróis são da mesma época, então não deveriam ser um choque de gerações porque provavelmente estariam participando da mesma versão do grupo no passado, mas tudo bem. Arte nota dez do mestre Gil Kane. Soube criar expressões faciais e renovar com alguma influência européia a arte americana de desenhar super heróis e esta história para mim é clássica. Leiam!


FLASH x HOMEM ELÁSTICO

O inútil Ralph Dibny combate Barry - o maior de todos os Flash - Allen sob os traços do mestre Carmine Infantino. Sinceramente Dibny foi saco de pancadas para o experiente Allen. Infantino não está em sua melhor fase mas lembra com seus traços aquele design que o tornaria conhecido como um dos principais desenhistas do velocista escarlate.


BATMAN x ARQUEIRO VERDE & CANÁRIO NEGRO

Brian Bolland... preciso dizer mais? Ah, tem Batman e Arqueiro Verde na mesma história... e tem a Canarinho, digo, Canário Negro também. Enfim, muito boooooom!!! rsrs

Aqui está o Bolland de Camelot 3000, realismo perfeito, ângulos bons, praticamente um filme para aqueles idos da década de 80. Todo mundo babava! Eu tentava imitar... enfim, Imperdível! Principalmente para os saudosistas.


SUPER-HOMEM x GAVIÃO NEGRO

Eu queria ter vivido em várias épocas decisivas dos quadrinhos. O de Joe Kubert produzindo Hawkman era uma destas. O cara sabia criar cenas com o Gavião como ninguém. Uma arte personalíssima, deliciosamente arquitetada como se estivéssemos vendo um gladiador alado. Com certeza eu digo: LEIAM!


CAPÍTULO FINAL

Os sacos de pancada que são protagonizados pelos alienígenas viraram entulho de pedra, cristal, madeira e outros materiais. Menos uma horda para o universo DC ter de prender, eles são simplesmente e sumariamente destruídos pelos heróis, que trucidam, trituram e fazem pó dos caras naqueles tempos não tão politicamente corretos. Sem hipocrisia. Sem subterfúgios.

Tá esperando o que? Se encontrar, compra logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário